ENEM 2016: 5 temas possíveis

Dias 5 e 6 de novembro será aplicado em todo o Brasil o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). São vários os palpites e suposições dos candidatos sobre o tema da redação deste ano de 2016.

Difícil é saber de fato qual será o tema, separamos 5 possíveis levando em consideração os contextos atuais e repercussão em nossa mídia.

Provas: dias 5 e 6 de novembro, os portões abrem às 12:00Hrs; fecham às 13:00Hrs.

Tempo de Prova: Sábado 4 horas e 30 minutos; Domingo 5 horas e 30 minutos.

1 - O uso constante de medicamentos no Brasil

Temos uma cultura histórica de automedicação familiar, isso associada ao crescente fluxo informacional. De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, quase 60 mil casos de internações por automedicação foram registrados no Brasil. O tema da redação poderá observar este assunto e caberá ao candidato ter o comando sobre o mesmo. Informações com dados, números e etc podem ser um diferencial ao confeccionar o texto.

2 - A Inflexibilidade política em meio à estruturação da democracia brasileira

Perante o cenário político atual em que atravessamos e das crescentes ondas de discussão referindo-se a este assunto, principalmente nas redes sociais, vemos e identificamos a dificuldade de aceitação das diferenças de pensamento em um país originalmente plural, a questão da intolerância ideológica relacionada a questões de democracia do país podem estar no Enem por meio do tema da redação.

3 - A coordenação dos recursos hídricos no Brasil

O Brasil perde R$ 8 bilhões por ano com desperdício de água, isso equivale a seis sistemas Cantareiras por ano, aproximadamente 37% da água produzida é desperdiçada no Brasil. Esse tema é uma aposta histórica, outros aspectos ligados a desperdício e escassez dos recursos hídricos devido a má conservação podem estar entre os itens a serem questionados.

4 - A função, implantação do esporte na sociedade brasileira

Ainda sobre os acontecimentos esportivos do país diante dos eventos mundiais realizados aqui como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, por ser acontecimentos recentes, poderá existir esse tema e a partir disso a reflexão que estes momentos trazem ou troxeram de positivo e negativo. O esporte como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o cidadão a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social. Além disso amplia o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.

5 - A mobilidade urbana no Brasil

O crescimento desordenado das demandas por transporte, isso associado a falta de investimentos na área ou adaptações que não são compatíveis com o sistema atual das metrópoles e megalópoles brasileiras. Aparentemente, as medidas criadas para combater essa questão não foram de grande valia, tais como: o sistema de rodízio de automóveis, a construção de mais ruas, viadutos e avenidas para a locomoção, entre outras. Esse um forte tema a ser abordado nas provas do Enem. Questionamentos acerca da mobilidade urbana podem ser apontados ou soluções a serem propostas podem ser solicitadas ao candidato.

ENEM 2016: 5 temas possíveis ENEM 2016: 5 temas possíveis Reviewed by Clube Atlético Lajeado on 17:22:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

BAIXE AS APOSTILAS DO CEEJA
Baixe diretamente no site CEEJA as apostilas em PDF, todas as matérias 1º e 2° grau... Leias mais
Site não oficial, apenas informativo sobre o CEEJA Clara Mantelli. Tecnologia do Blogger.